Vicente Feola: O técnico da primeira estrela.

feola58

Vicente Feola é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro.
Foi o primeiro a trazer a Jules Rimet…foi quem iniciou essa era de vitórias, de títulos, de consagrações da Seleção Brasileira, em Copas do Mundo.

A vida de Vicente Feola é ligada a seleção, mas também é ligada ao São Paulo, de onde foi jogador, ainda na época do São Paulo da Floresta (um dos clubes que foram fundidos para a criação do São Paulo F.C.).

Felipão deve ter se inspirado nele, pois o jeito dele, todo “truncado”, daquele tipo de homem que pode até brigar, mas não sai sem o que deseja, lembra muito o de Feola, que não tinha medo de expôr a sua opinião, para o presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF), na época, João Havelange.

Tratou de ser chato quando, após insistir bastante, junto com o “marechal da vitória”, Sr. Paulo Machado de Carvalho, para que o garoto Pelé fosse a Copa da Suécia, mesmo “baleado” e sendo muito jovem.

Na último jogo-treino da Seleção de 1958, que foi contra o Corinthians, Pelé se contundiu após dividida com Ari, e só foi para a Suécia por pura “birra” do treinador…O fim da história todo mundo já sabe.

Feola ainda treinou o Boca Juniors, e retornou para a Seleção naquela (desastrada) Copa de 1966.

Mas ainda assim, Feola é grande pelo seu método de treinamento, sempre exigindo o máximo de seus comandandos, em todos os treinos – fato comum agora, mas raríssimo nos anos 50 e 60 -,  o que demonstrava que ele era chato mesmo, mas nesse mundo do futebol, só quem é realmente chato, consegue conquistar o que deseja.

Vai ver se Feola, Telê e Felipão são da mesma família? Pelo menos, no quesito chatice, eles são. E ainda bem que são iguais também no que diz respeito a títulos.

Arte do Futebol. Um blog futebolisticamente artístico.
Próximo texto: Tostão. Esse vai ser um texto que quem gosta da Seleção, mas principalmente, quem gosta do Cruzeiro, vai gostar.

Anúncios

6 comentários sobre “Vicente Feola: O técnico da primeira estrela.

  1. boo!
    Estava vendo uns blogs e me deparei com o seu!
    Eu sou da área de marketing da boo-box, uma empresa de publicidade na internet. Todos os blogs que utilizam nossas soluções têm se dado muito bem. Eu mesma uso no meu.
    Gostaria de fazer uma proposta: por que você não começa a usar também? Eu posso te ajudar a fazer as primeiras contextualizações. Dessa forma, além de oferecer um bom conteúdo aos leitores, seu blog poderá prestar serviços, oferecendo ofertas relacionadas aos assuntos abordados e você começará a ganhar dinheiro =D

    Atenciosamente,

    Mayra Lobão
    mayra@boo-box.com

  2. Vindo akii a primeira vez
    e jah gosteei.

    Nossa cleyton legal esse lancee de fala da historia. pq entendi-se muito do time e tal mais não da suas origens. Eu msma nunca tinha ouvido flar nele, Vicente .

    bomm post

    beeijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s