Um olhar sobre o conflito Israel/Palestina usando o futebol

Crianças comemoram a vitória do Brasil sobre a Coréia do Norte, na cidade de Akko, Israel (Foto: José Menezes)

Existem momentos que nos fazem refletir sobre o que é o futebol para as pessoas. O escriba aqui, por exemplo, já pensou em se jogar em esportes olímpicos, outra paixão que tenho sob meu subconsicente, mas o futebol não me larga.

Há algum tempo, acompanho um documentário brasileiro, que demonstra o que o futebol é em uma das regiões mais conflituosas do planeta.

No último Congresso da ONU, a Palestina entregou um pedido de reconhecimento de seu estado para o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki Moon. Mas nem desta maneira, a situação entre israelenses e palestinos se amenizou.

O que pode ser notado é que há divergências em todas as camadas sociais envolvendo pessoas dos dois territórios.

Com isso, venho postar aqui sobre o documentário “Sobre Futebol e Barreiras”. O documentário, gravado durante a última Copa do Mundo, pelos cineastas brasileiros Arturo Hartmann, João Carlos Assumpção, José Menezes e Lucas Justiniano demonstra exatamente isso: Um sentimento dividido, entre a ideologia e a paixão pelo esporte.

Público acompanhando partida do Brasil contra a Costa do Marfim, em telão montado em Nablus, Israel (Foto: José Menezes)

No documentário, eles trazem o ponto de vista dos conflitos dentro do contexto da Copa do Mundo. Como está retratado pelo documento que apresenta o filme, em que destacam:

Retratamos as inúmeras barreiras que encontramos em Israel/Palestina e as suas mais importantes nuances refletidas no cotidiano social no qual entramos através do futebol. Expusemos as barreiras de concreto, aquelas que empunham armas ou mesmo algumas invisíveis, que se escondem no dia-a-dia deste lugar. O futebol não consegue derrubá-las, mas as deixou mais claras. E é isso que levamos: a mistura do futebol e das barreiras.

No início do trailer, isso fica claro, quando vimos em que, no confronto entre Alemanha x Argentina, pelas quartas-de-final, muitos palestinos torceram pela equipe comandada por Joachim Löw, por conta de declarações de Diego Maradona, que disse que dedicaria a vitória “ao povo judeu”.

“Sobre Futebol e Fronteiras” têm um contexto maravilhoso, uma temática muito bem selecionada pela equipe da Olé Produções, e que, sem dúvida é um daqueles documentários para ver. Indispensável. Abaixo segue o trailer:

Sobre Futebol e Barreiras – Teaser from Olé Produções on Vimeo.

Para saber mais sobre o projeto acesse o Blog oficial do projeto ou o Hotsite do projeto e esperem a próxima edição da Revista Rá, que é gratuita.

———————————————————————————————————————————————————————-

Adendo: Recebemos hoje um email de José Ferraz, um dos produtores executivos do documentário, nos parabenizando pelo texto. O mesmo temos que falar para toda a equipe da Olé Produções, que teve essa excelente idéia e levou este projeto adiante. Agradecemos pelos elogios ao texto.

Anúncios

3 comentários sobre “Um olhar sobre o conflito Israel/Palestina usando o futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s